3º Dia | Pelas Vilas da Floresta Negra
- mundos ilustrados
- 18 de set. de 2018
- 2 min de leitura
| Lago Titesse - Donaueschingen - Schwenningen-Villingen - Rottweil |
O terceiro dia foi dedicado a visitar as belas vilas e cidades da Floresta Negra e a tentar descobrir alguns dos seus encantos. O dia bastante chuvoso acabou por limitar algumas visitas, mas permitiu testemunhar o dramatismo da paisagem com as nuvens mais carregadas e com as suas características neblinas.
Um dos locais que ficou comprometido foi o Lago Titisse, um dos lugares mais turísticos e conhecidos da Floresta Negra. Este lago insere-se num maciço montanhoso, coberto de florestas de pinheiros e abetos. Tem 2 quilómetros de extensão e durante a Primavera e Verão é possível alugar um barco e fazer um passeio pelas suas águas. Sem possibilidade de visitar devidamente este local, decidimos aproveitar para provar, num dos muitos cafés que se localizam nas margens do lago, o famoso presunto fumado da Floresta Negra.

Da cidade Titisse-Neustadt, cidade que nasceu ao longo das margens do Lago Titisse, seguimos para Donaueschingen. Esta cidade é famosa por abrigar uma das características mais bonitas da Floresta Negra: a Nascente do Danúbio. Esta nascente localiza-se nos jardins do castelo da cidade, o Schloss Donaueschingen. É de paragem obrigatória para quem visita a Floresta Negra, observar onde nasce um dos mais importantes e bonitos rios da Europa.


A cidade seguinte do nosso itinerário foi a Schwenningen-Villingen. Inicialmente, eram duas cidades, a Schwenningen e a Villingen. Mas a partir de 1972 devido ao crescimento de ambas, estas uniram-se e formaram uma só cidade. Esta cidade tem um centro histórico muito pitoresco, apresentando a arquitetura característica da Floresta Negra. Numa das vias principais é realizado um mercado diário, com produtos ligados à madeira e ao couro, entre outros produtos da região.
E é nesta cidade que podemos conhecer mais aprofundadamente a história, as tradições e costumes desta região no Franziskanermuseum. Este museu está inserido no interior de um antigo mosteiro, do século XVIII, e possui um dos mais antigos relógios de cuco da Floresta Negra, construído em 1706. Somos convidados a percorrer várias exposições que contemplam a história e os costumes, tanto da cidade como da região. Uma das exposições mais interessantes está ligada ao entrudo, conhecido como Fasnet, e aos trajes carnavalescos da Floresta Negra.





Antes de seguirmos para Triberg, decidimos visitar o centro histórico de Rottweil, cidade que deu nome aos famosos cães Rottweilers. No centro da praça principal existe uma estátua de um rottweiler, que se tornou numa bela homenagem a estes cães de trabalho, que tanto contribuíram, no passado, para a economia da cidade. A cidade localiza-se nos Alpes da Suábia, uma cadeia de montanhas favorável à prática da agricultura e à criação de gado, especialmente, bovino. Rottweil foi um dos principais centros comerciais desta região e eram estes cães que conduziam o gado para a cidade.
Rottweil é uma das cidades mais antigas da região e o seu centro histórico abriga um conjunto de prédios e pormenores que conferem uma grande riqueza à sua arquitetura. Além dos cães, a cidade também é conhecida pelo tradicional e antigo entrudo, chamado de Fasnet, que remonta à Idade Média.



Comments