top of page

Gibraltar, a ponta da Europa

  • Foto do escritor: mundos ilustrados
    mundos ilustrados
  • 27 de jan. de 2018
  • 5 min de leitura

Durante uma viagem pela Andaluzia decidimos passar uma tarde em Gibraltar, pela curiosidade, mas também pela proximidade deste território britânico à nossa rota. O ambiente, a história, as curiosidades e as paisagens proporcionaram uma experiência tão cativante, que prometemos que iríamos regressar um dia para dedicar-lhe o tempo que Gibraltar tanto merece.


A segunda visita foi realizada em Janeiro, em pleno Inverno, durante 3 dias. E decidimos, para aproveitar ao máximo a experiência, pernoitar no centro de Gibraltar, apesar de haver opções muito mais baratas do lado espanhol.


Gibraltar, do árabe Jabal al-Tariq, significa “Montanha de Tarique”, mas esta montanha é mundialmente conhecida como “O Rochedo”. A sua localização tem-lhe atribuído, ao longo dos séculos, uma elevada importância estratégica, tanto militar como comercial. Gibraltar localiza-se no extremo mais meridional da Península Ibérica. Este território ultramarino britânico faz fronteira com Espanha e tem vistas privilegiadas para o Norte de África, fazendo a separação natural entre a Europa e a África, e entre o mar Mediterrâneo e o oceano Atlântico.


O que nos atrai mais em Gibraltar é a incapacidade de definir este pedaço de terra. Não é espanhol ou árabe ou britânico. É sim uma miscelânea de povos e culturas, que contribui para o seu aspecto único, num lugar único. Com menos de 7 km2 de área, tem cerca de 30 000 habitantes e emprega muitos cidadãos espanhóis, que diariamente, a pé ou de carro, atravessam a fronteira.



|CURIOSIDADES |


A experiência cativante de visitar Gibraltar é reforçada ao depararmo-nos com as suas curiosidades:

- O aeroporto de Gibraltar é o único no mundo em que a pista de aterragem é atravessada e cortada por uma estrada;

- É o único local da Europa onde há macacos selvagens em liberdade;

- É território britânico, mas conduz-se pela direita;

- Tem moeda própria: libra gibraltina (GIP);

- O inglês é a língua oficial, mas outros idiomas são usados com bastante naturalidade, como o espanhol ou o árabe;



|EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS |


Macacos de Gibraltar

Os macacos-berbere são seguramente a atração mais conhecida e a mais engraçada de Gibraltar. Os macacos de Gibraltar são os únicos macacos selvagens em liberdade na Europa e são cuidados e protegidos pelo governo de Gibraltar. Esta proteção não é recente e, por exemplo, durante a 2ª Guerra Mundial, estes animais foram levados para Inglaterra para serem protegidos dos bombardeamentos. Diz-se que enquanto houver macacos em Gibraltar este pedaço de terra continuará a ser território britânico.


A proteção atual prende-se com os cuidados a ter com estes animais. É expressamente proibido alimentar os macacos, sendo aplicadas multas muito pesadas a quem o fizer. Estes são alimentados diariamente e monitorizados por elementos do governo, que controlam a sua dieta, pois estavam a ficar gordos e doentes, devido ao consumo exagerado de comida dada pelos visitantes.


Mas estes não perderam a mania de procurar, melhor dizendo, de roubar comida junto dos turistas. Por isso, é preciso ter alguns cuidados quando se visita a reserva onde eles se encontram. Não andar com comida e ter cuidado com sacos, pois eles associam o barulho à comida. Eles são amistosos, mas são muito ariscos e metem-se com os visitantes sem qualquer cerimónia. Chegam a morder e a puxar os cabelos, roubar chapéus ou assaltar mochilas e malas. Mas também são deliciosos quando fazem pose para a fotografia ou quando estão entretidos a cuidar dos mais pequenotes.


Upper Rock, a Reserva Natural do Rochedo

O Rochedo de Gibraltar, um promontório de calcário com cerca de 427 metros de altura, abriga no seu topo uma reserva natural protegida, onde vivem em liberdade perto de 300 macacos. Mas há outras espécies que fazem parte da fauna e da flora deste local. Esta reserva é um dos pontos turísticos mais visitados em Gibraltar, principalmente, por causa dos macacos, mas há outros pontos e locais de interesse, como as Grutas de Saint Michael, os Túneis do Grande Cerco ou o Castelo dos Mouros. No seu topo encontramos uma loja e um café.


A subida até ao Rochedo pode fazer-se a pé, de teleférico ou através de empresas turísticas. É proibida a subida em viaturas próprias. A nossa visita ao Upper Rock fez-se de teleférico, que se encontra num extremo da Main Street, a rua principal de Gibraltar, para apreciarmos as vistas fantásticas sobre o mar e a costa europeia. É uma viagem curta de, sensivelmente, 6 minutos, e cara, 17 libras. E descemos a pé até à Casemates, a praça principal, para podermos ir apreciando as vistas, continuar a brincar com os macacos e ir visitando devagar as outras atrações que se encontram ao longo desta descida.


As Grutas de Saint Michael estão a 300 metros acima do nível do mar e o seu interior é composto por um conjunto impressionante de estalactites, que é reforçado por um jogo de luzes. No interior encontramos também um auditório usado para concertos devido à sua acústica. O Museu do Grande Cerco de Gibraltar conta a história do esconderijo construído para defesa militar do Rochedo. Somos convidados a entrar nos seus túneis e galerias para perceber como o espaço era usado em tempos de guerra e invasões. O Castelo dos Mouros é outro edifício estratégico que conta a história militar de Gibraltar. Construído em 711 possui uma torre de menagem que proporciona vistas panorâmicas sobre a península e a costa espanhola.


O caminho até ao centro de Gibraltar é muito bonito, e não nos conseguimos abstrair do facto de estarmos numa reserva natural protegida, mesmo que se entre num qualquer museu militar ou que se tire uma fotografia da praxe junto de um canhão. Durante a descida deparamo-nos com curiosas sinaléticas a pedir prudência aos visitantes com a vida animal existente naquele espaço natural, como os macacos, as borboletas, cobras e os gafanhotos.


Europe View Point

Este é o miradouro mais famoso de Gibraltar e é neste local, no extremo meridional da península de Gibraltar, que temos noção da proximidade com a costa africana. Neste local existem algumas atrações interessantes, o que obriga a dedicar algum do nosso tempo a este espaço da península, nem que seja para esperar pelo belo pôr-do-sol, que daqui se assiste. Aqui localiza-se o Farol da Ponta da Europa, que ainda hoje se encontra em funcionamento, a Mesquita Ibrahim-al-Ibrahim, um belo presente oferecido à comunidade muçulmana de Gibraltar pelo Rei da Arábia Saudita, o Santuário de Nossa Senhora da Europa, um local de devoção por parte dos marinheiros que aqui vêm agradecer a proteção da Virgem, ou a Bateria de Harding, mais um exemplo do importante papel deste território durante a 2ª Guerra Mundial.


Casemates e Main Street

São dois dos locais mais característicos de Gibraltar. A praça principal, conhecida como Casemates, e a avenida principal, a Main Street, é onde temos a verdadeira noção de que este pedaço de terra pertence efetivamente ao Reino Unido. É onde encontramos espaços e características tipicamente britânicas como pubs, restaurantes, lojas de comércio inglês, marcos de correio, vermelhas cabines telefónicas,…


A Casemates e a Main Street, ligadas uma à outra, são dois espaços que servem de ponto de encontro dos seus residentes e de quem aqui trabalha. Durante a noite, os pubs são os espaços prediletos de animação e para passar o tempo, com noites de karaoke ou com transmissão de jogos de futebol da liga inglesa. Também é nesta praça e nesta avenida que estão concentrados os principais espaços de comércio de Gibraltar, onde se pode adquirir produtos muito mais baratos, devido à isenção do IVA.



| OUTROS PONTOS DE INTERESSE |


- Catedral de Santa Maria

- Jardim Botânico

- Cemitério de Trafalgar

- Grande Sinagoga

- Canhão 100 Top Gun

- Baía e Praia Catalan

- Marina de Gibraltar





Kommentare


© 2018 by mundos ilustrados - todos os direitos reservados

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Flickr Icon
  • Black Instagram Icon

Faça parte da nossa lista de emails

Sobre Nós

Casal português apaixonado por viagens, sejam elas longínquas e prolongadas ou apenas meras escapadinhas.

Apaixonado também por partilhar as experiências e imagens que essas viagens têm proporcionado.

bottom of page