top of page

Baiona, uma terra de paisagens

  • Foto do escritor: mundos ilustrados
    mundos ilustrados
  • 3 de fev. de 2018
  • 4 min de leitura

A vila portuária e histórica de Baiona fica situada a 20 km de Vigo e a 50 km da fronteira com Portugal. Pertence à província de Pontevedra, da Comunidade Autónoma da Galiza. Localizada a sul das Rias Baixas, é protegida do mar por uma bela baía, que proporciona um suave clima durante todo o ano. Baiona é mais conhecida e apreciada pelas suas praias, o que a torna num grande centro turístico durante o Verão. Mas esta vila histórica tem muito mais para oferecer.


Com um centro histórico pequeno e encantador, uma fortaleza bem preservada, paisagens incríveis para a baía ou para as ilhas que a rodeiam, como as ilhas Estelas e Cíes, ou uma gastronomia rica brindada por produtos do mar e das rias, são apenas algumas das maravilhosas caraterísticas que fazem de Baiona um excelente destino para ser visitado em qualquer altura do ano.

Casco Antigo


O centro histórico de Baiona é considerado um dos mais bens cuidados e preservados da Galiza, tendo sido declarado pela Junta da Galiza, em 1993, como Conjunto de Interesse Histórico-Artístico. Pequeno, mas charmoso, o casco antigo tem tudo o que se pode esperar deste tipo de espaços: casas antigas de granito, igrejas e cruzeiros seculares, fontes, ruas e ruelas estreitas de pedra, ou pequenas praças escondidas, com cafés e restaurantes típicos. É de realçar o Cruzeiro da Santíssima Trindade, a Capela de Santa Liberata ou o Convento das Dominicanas.

Fortaleza Monterreal


Erguida à beira-mar na Península de Monte Boi, a Fortaleza de Monterreal apresenta uma localização privilegiada, proporcionando uma elevada beleza paisagística. Ao longo da sua longa história, a Fortaleza tanto serviu como ponto estratégico na defesa desta enseada, como residência dos diferentes governadores militares.


Em 1966, o conjunto fortificado foi adquirido e restaurado pelo Ministério da Informação e Turismo, que o transformou no atual Parador Conde de Gondomar. Quem não quiser pernoitar nesta pousada, pode mesmo assim visitar o complexo e os seus espaços, pelo valor de €2,00. Aberta ao público até às 22h00, a Fortaleza proporciona vistas incríveis sobre a ria e as ilhas Cíes e Estelas, principalmente, durante o pôr do sol.


A Fortaleza Monterreal ainda mantém as três torres de vigia, as quais contam e mostram também algumas curiosidades históricas, como a Torre do Príncipe, que ficou assim denominada, por ter sido o local onde foi encarcerado o ainda príncipe português, D. Afonso Henriques, em 1137.

Passeio de Monte Boi


O Passeio de Monte Boi é talvez o trilho mais bonito de Baiona. Este percurso de 2 km circunda a base da Fortaleza Monterreal e percorre toda a Península de Monte Boi. Tem início na Praia da Concheira e termina na Torre do Relógio da Fortaleza.


O caminho está repleto de vistas magníficas para as praias de Baiona, para as ilhas Cíes e Estelas, para a Baía de Baiona e para pequenas enseadas que vão surgindo dispersas e escondidas. Permite também perceber a arquitetura da muralha da Fortaleza e das torres que a envolvem. Outros pormenores vão surgindo ao longo desta caminhada, como pequenas escadarias de pedra, os nichos de Nossa Senhora das Angústias e o de San Telmo, escavados nas paredes da muralha, ou encantadores locais próprios para descanso.


Além dos residentes de Baiona, que utilizam este trilho para fazer as suas caminhadas diárias, o mar é uma das companhias constantes no decorrer deste idílico passeio.

Caravela Pinta


Em Março de 1493, a Caravela Pinta, uma das embarcações da expedição da descoberta das Américas, atraca no porto de Baiona, tornando esta cidade como a primeira a receber a notícia da Descoberta da América, por Cristóvão Colombo.


Para as comemorações do quinto centenário dos Descobrimentos, foi feita uma réplica desta caravela, a qual ainda se encontra num dos molhes da Marina de Baiona. Por um valor de €2,00 é possível visitar a Caravela e perceber a maneira como esta chegou a Baiona. O seu interior mostra várias figuras a representar a tripulação e os indígenas, os elementos e instrumentos da época, as plantas e os animais exóticos ou os metais e pedras preciosas encontrados no novo mundo.

Passeio Marítimo e Marina


Outra zona para pedestres muito apreciada em Baiona é o seu Passeio Marítimo, com uma distância de 3 km. Este percurso acompanha toda a linha costeira de Baiona, e permite vistas incríveis para o mar, a baía, as praias, a marina e para a zona pesqueira.

Virgem de La Roca


A Virgem de La Roca é um monumento religioso que se avista facilmente de qualquer zona de Baiona, devido ao seu tamanho e à sua localização. A imagem da Virgem de La Roca, de 17 metros de altura, foi construída no Monte Sansón, nos arredores do centro histórico da cidade.


O monumento em granito foi inaugurado em 1930 e representa a Virgem a segurar um barco na sua mão direita. O rosto e as mãos da Virgem de La Roca são de mármore branco e a sua coroa é de porcelana. O barco transforma-se num poderoso e panorâmico miradouro, ao qual se acede através de umas escadas pelo interior da imagem. Existem alguns equipamentos junto do monumento, como um pequeno café, um parque de merendas e um parque infantil.

Sabores Galegos


A cozinha galega é caraterizada por pratos simples e tradicionais, brindados por produtos das rias e do mar. Além das magníficas carnes, do extraordinário peixe fresco e dos variados frutos do mar, esta zona também é conhecida pelo seu vinho.


Os pratos e produtos mais apreciados e conhecidos de Baiona são o pulpo à feira, as ameijoas à mariñeira, o salpicón ou as zamburiñas à la plancha.

 

Comments


© 2018 by mundos ilustrados - todos os direitos reservados

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Flickr Icon
  • Black Instagram Icon

Faça parte da nossa lista de emails

Sobre Nós

Casal português apaixonado por viagens, sejam elas longínquas e prolongadas ou apenas meras escapadinhas.

Apaixonado também por partilhar as experiências e imagens que essas viagens têm proporcionado.

bottom of page