Museu da Inocência
- mundos ilustrados
- 6 de jan. de 2018
- 2 min de leitura
Em 2008, Orhan Pamuk, Nobel da Literatura turco, anuncia no seu livro “Museu da Inocência” a abertura de um museu com o mesmo nome. Inaugurado em 2013 numa casa típica de Istambul, na rua Çukurcuma, o Museu da Inocência convida-nos a conhecer as personagens de um livro que retrata um amor obsessivo, mas também a atravessar as memórias de um escritor pela sua cidade, Istambul.

A casa com 3 pisos mostra-nos o amor impossível e obsessivo de Kemal, um jovem rico de Istambul, pela sua prima distante e pobre, Fusun. No total são 83 vitrines, algumas ainda incompletas e à espera de serem preenchidas pelos objetos tocados por Fusun e recolhidos por Kemal.



Kemal começa a guardar e a colecionar todos os objetos que o fazem lembrar da sua amada, e que se transformam, ao longo do livro, mas também ao longo das vitrines e pisos do museu, numa crónica e num mapa de todas as emoções despoletadas pelos objetos de Fusun. O brinco perdido, os sapatos amarelos, os ganchos de cabelo, e até mesmo as centenas de beatas dos cigarros fumados por Fusul. Todos estes objetos estão presentes nas várias vitrines do museu e são explicados pela voz do próprio Ohran Pamuk.



Mais do que uma exposição de uma adoração pelos objetos da amada, este museu pretende exibir as memórias de uma cidade e de um tempo perdido, que se tornou numa obsessão para o próprio escritor, já que Orhan Pamuk refere que “escrevi este romance a colecionar, ao mesmo tempo, os objetos que descrevo no livro”.


Masumiyet Muzesi
Morada | Çukurcuma Caddesi, Dalgıç Çıkmazı - 2, 34425, Beyoğlu, İstambul
Horários | 10h00 às 18h00 (terça, quarta, sexta, sábado e domingo); 10h00 - 21h00 (quintas); encerra às segundas-feiras
Tarifas | adultos - 30 TL (equivalente a €6,50); com audio-guia - 5 TL (€1,10); ou gratuito com a apresentação do livro "O Museu da Inocência" de Ohran Pamuk
Site oficial | http://en.masumiyetmuzesi.org/
Comments